O sorvete virou uma verdadeira novidade no mercado de confeitaria. Para você ter ideia, a sobremesa pode até se tornar o principal ingrediente de todas as suas receitas. Mas para isso, você deve usar o bom senso e a criatividade para criar opções que atraem e fidelizem os seus clientes. Afinal de contas, dá até para fazer bolo com sorvete.
Sorvete e confeitaria: como combinar?
Segundo o gerente de Marketing da Duas Rodas, Marco Paulo Pereira Henriques, unir confeitaria e sorvete já é uma tendência e uma boa combinação para aguçar o appetite appeal dos consumidores.
O gerente conta que há alguns anos tem visto mais forte lá fora a tendência do sorvete no mercado de confeitaria. De acordo com Henriques, pode ser que essa seja a próxima grande tendência em paralelo às gelaterias.
“Hoje existem muitas formulações de sorvetes vendidos em potes, buffets ou em pratos de sobremesas com adição de massas e biscoitos. Assim como os bolos, as tortas e outros doces sendo feitos com ingredientes desenvolvidos inicialmente para sorvetes. Acredito que na confeitaria, essa combinação pode ser intensificada para aumentar as possibilidades no portfólio, explorando o quente com gelado, já que o sorvete hoje é a sobremesa mais consumida e também é sinônimo de prazer”, afirma.
Que tipos de coberturas e complementos oferecer?
Henriques conta que a empresa a qual representa desenvolveu diferentes tipos de produtos voltados ao mercado de sorvetes e gelatos. Algumas soluções podem ser aplicadas para dar um toque especial e conferir diferenciação às mais variadas receitas do mercado de confeitaria.
“Há opções com pastas para recheios e coberturas, produzidas à base de frutas e matérias-primas especialmente selecionadas. Essa novidade contribui para o aumento do valor agregado dos sorvetes oferecidos aos consumidores, uma vez que adicionam mais sabor e visual ao produto final, com cores e texturas bastante valorizadas. Para confeitaria, é indicado saborizar recheios, cremes e coberturas de bolos, tortas, bombons, sobremesas e doces em geral”, orienta.
Elaboradas com matérias primas selecionadas que conferem notas intensas, além de cor e sabor aos doces, há pastas fluídas que são indicadas para recheios, mesclas e coberturas de sorvetes, gelatos e picolés.
Na padaria, as pastas chocolat podem ser utilizadas na saborização de recheios, cremes e coberturas de bolos, tortas, bombons, sobremesas e doces em geral.
Ainda falando sobre as novidades para o mercado de confeitaria, Henriques conta que há linhas de produtos desenvolvidas com polpa de frutas, cacau e doce de leite. Essas linhas agregam valor às formulações e podem ser utilizadas para mesclar sorvetes e rechear picolés.
“Em formulações de confeitaria, é indicada para aplicações em recheios e coberturas de bolos, tortas, bombons, trufas, sobremesas, pizza, croissant, sonhos e doces em geral. Todas as opções já citadas podem ser utilizadas nos sorvetes ou em sobremesas, permitindo muitas possibilidades para que a padaria se diferencie no mercado”, ressalta.
Dicas para fazer do sorvete o protagonista na confeitaria
Recheie bolos e tortas
Você pode produzir um bolo gelado e no lugar do recheio convencional utilizar uma pasta de sorvete. Equilibre bem os sabores e faça com que as pessoas se deliciem com a grande novidade da sua confeitaria.
Utilize o sorvete como complemento
Se você produz bolos para aniversários, que tal oferecer ao seu cliente um bolo com uma bola de sorvete? Os bolos de chocolate combinam muito bem com o sorvete de creme. Além disso, é uma opção elegante para quem procura por sua padaria, para encomendar aquele bolo de casamento. Já pensou a surpresa que será para os convidados da festa?
Produza doces com produtos orgânicos
Dá para produzir doces que tem o sorvete orgânico como principal ingrediente. Você pode, por exemplo, servir um bolo de laranja com geleia de amora orgânica e sorvete de amora orgânico. Outra dica vai para quem é dono de sorveteria. Ofereça o sorvete orgânico. Há várias opções deste produto no mercado.
Viu como é fácil inserir o sorvete no mercado de confeitaria? Escolha produtos de qualidade e use a criatividade para complementar o seu cardápio!