Que o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, isso todo mundo sabe. Afinal, essa bebida dos deuses está presente na rotina da grande maioria dos brasileiros.
E nos últimos anos, a tendência do café gelado invadiu as cafeterias, lanchonetes, padarias e restaurantes, caindo definitivamente no gosto dos consumidores – ponto para os empresários, que encaram o verão como uma excelente estação e oportunidade para alavancar as vendas.
No post de hoje vamos falar sobre esse assunto. Você vai conhecer os principais benefícios em servir café gelado, as tendências e três receitas bem práticas para você incluir no cardápio.
Os benefícios de servir café gelado
A seguir, eis os principais benefícios de incluir receitas de café gelado no cardápio:
- Equilíbrio no faturamento mensal, mesmo nas épocas mais quentes do ano.
- Produtividade dos colaboradores, pois as receitas costumam ser práticas e bem rápidas de serem feitas e servidas.
- Possibilidade de harmonizar a bebida com outros alimentos do estabelecimento, aumentando o faturamento.
- Versatilidade de servir a bebida como drink, inclusive durante a noite.
“Tendo em vista o verão brasileiro, é necessário seguir a tendência e criar novas receitas de café gelado para continuar no mercado e atender aqueles que querem se refrescar, mas também querem tomar um café. É possível fazer os dois e é necessário apresentar isso ao cliente”, explica Julia Fortini Souza, barista, Q Grader e gerente da Academia do Café.
A tendência da vez: o Cold Brew
Numa tradução livre, Cold Brew é a técnica de infusão a frio – sendo a tendência do momento. É um processo no qual a temperatura do café é mantida sempre baixa; portanto, ele não passa por água quente, fazendo com que os óleos naturais do café (a parte mais nutritiva e onde está o aroma e o sabor) sejam preservados.
“O Cold Brew tem ganhado muito espaço no mercado de café gelado, tendo em vista que é um energético natural e existem milhares de possibilidades de bebidas para fazer com Cold Brew”, afirma a barista.
Os grãos para o Cold Brew devem ser selecionados e de qualidade; para moer, deve-se ter cuidado para não deixá-lo muito fino, pois o ideal é manter um aspecto mais grosso. A infusão deve ser feita com 200 a 220g de grãos moídos para 1 litro de água filtrada.
O recipiente com a mistura deve ser guardado na geladeira e a bebida deve ser utilizada em até 24 horas para não ficar muito forte. A coagem pode ser feita da mesma forma de um café quente: utilizando um coador de papel, de pano ou com a prensa francesa.
O resultado final pode ser utilizado em diversas receitas, incluindo em drinks.
“Drinks com café gelado devem ressaltar o sabor do café e harmonizar com ele, ao invés de escondê-lo. Por isso é importante estudar os ingredientes e entender o sabor final”, aconselha Julia.
Receitas para incluir no cardápio
A seguir, a Academia do Café separou três receitas simples de cafés gelados para incluir no cardápio, principalmente no verão que já está chegando:
# Receita 1: Água de coco com Cold Brew
Basta misturar 100 ml de água de coco com 60 ml de Cold Brew.
# Receita 2: V60 gelada
Ingredientes: 21g de café e 100 g de gelo.
Modo de preparo: coe o café na V60 sobre uma jarra com 10 g. Utilize 200 ml de água para coar o café.
# Receita 3: Affogato
Ingredientes: uma bola de sorvete de creme e um expresso.
Modo de preparo: coloque a bola de sorvete na xícara e jogue o expresso sobre ela.
E então, preparado para aumentar o faturamento da sua cafeteria também durante o verão e na demais estações do ano? Para ficar por dentro de todas as novidades desse setor, acompanhe sempre as atualizações aqui no blog da Fispal Food Service. Até a próxima!